O Rio Grande do Norte agora conta com uma ferramenta tecnológica para enriquecer a experiência de turistas e potiguares. Aprovada recentemente, a Lei de autoria da deputada estadual Divaneide Basílio institui o Sistema QR Code de Informações sobre os Serviços de Turismo e Cultura. Essa inovação permitirá que monumentos, praças, museus e outros espaços culturais disponibilizem informações históricas e culturais de forma acessível, por meio de adesivos ou placas com QR Codes, em pelo menos três idiomas (português, inglês e espanhol).
Segundo a deputada Divaneide Basílio, “penso que a adoção dessa tecnologia será de grande valia para o turismo regional, agregando valor e informação aos nossos monumentos. Da mesma forma, os potiguares poderão melhor conhecer a realidade histórica e cultural do Rio Grande do Norte, assenhorando-se do contexto em que vivemos.” A medida busca promover o turismo local, aproveitando o crescimento do uso de QR Codes e a popularização de smartphones, especialmente após a pandemia de Covid-19.
Com a aplicação do projeto, o Estado poderá firmar parcerias com municípios, instituições de ensino e o Governo Federal para garantir a implementação e certificação das informações. Além disso, a iniciativa utiliza recursos já existentes, sem gerar novas despesas para os cofres públicos, consolidando-se como uma medida prática e economicamente viável para fomentar o acesso ao conhecimento e a valorização do patrimônio potiguar.
CONFIRA O PL NA ÍNTEGRA