O governo do Rio Grande do Norte sancionou o projeto de lei que cria Fototeca Potiguar para Preservação da Memória Visual do Estado, fruto de um Projeto de Lei de autoria da deputada Divaneide. A iniciativa pioneira é voltada para a preservação e valorização da memória visual e cultural do estado.
O objetivo da lei é reconhecer a imagem fotográfica como documento patrimonial, essencial para a produção de conhecimentos e a preservação da identidade cultural potiguar. Com a nova lei, a memória visual do estado será preservado por meio da aquisição, catalogação e conservação de imagens, acervos e publicações históricas.
A lei também prevê a realização de convênios com órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos para a viabilização das atividades da Fototeca Potiguar, que será um espaço acessível ao público e voltado para o uso e produção de bens culturais que reforcem a dignidade e a identidade cultural do povo potiguar.
A Fototeca Potiguar marca um importante avanço na conservação da memória visual do Rio Grande do Norte, contribuindo para o fortalecimento da educação, cultura, lazer e identidade regional.