Foi aprovada na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Divaneide Basílio que institui o Dia das Marisqueiras, a ser comemorado anualmente em 28 de junho, como parte do calendário oficial do Estado do Rio Grande do Norte. O PL, que segue para sanção do governo do RN, é um marco de valorização e reconhecimento das mulheres que vivem da maré e sustentam famílias inteiras com seu trabalho nas regiões litorâneas potiguares.

A data é também uma homenagem à memória de Tereza de Jesus da Silva, mulher negra, nascida em Porto do Mangue, marisqueira, mãe e avó de marisqueiras. Tereza dedicou seus 91 anos de vida à labuta nas águas e se tornou símbolo de luta, resistência e sabedoria entre as marisqueiras do estado.

“Essa lei é um gesto de gratidão, reconhecimento e justiça com as mulheres que moldam com suas mãos a história do nosso litoral. Tereza de Jesus representa a força de tantas marisqueiras que, todos os dias, enfrentam as marés para garantir o sustento de suas famílias. O 28 de junho agora será o dia de ecoar essas histórias com orgulho e respeito”, destacou a deputada Divaneide Basílio.

A justificativa da lei foi apresentada em formato de poesia, exaltando não só a trajetória de Tereza, mas também a importância histórica, econômica e cultural das marisqueiras para o Rio Grande do Norte. A parlamentar reforça que a homenagem vai além da simbologia: é também um passo no fortalecimento de políticas públicas voltadas à visibilidade e aos direitos dessas trabalhadoras essenciais.

Após a sanção, o Dia das Marisqueiras passa a integrar oficialmente o calendário de datas comemorativas do Estado, estimulando ações de valorização, celebrações e mobilizações em torno da causa das marisqueiras potiguares.

ACOMPANHE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *