O município de Jardim do Seridó recebeu, nesta quinta-feira (03), a estreia do espetáculo Candeia, uma peça que resgata e celebra a herança cultural nordestina. Com apoio do Governo Federal, do Governo do Estado, e dos mandatos da deputada estadual Divaneide Basílio e do deputado federal Fernando Mineiro, a obra emocionou o público ao exaltar a simplicidade da vida e a conexão com a natureza.

O espetáculo acompanha a história de quatro mulheres idosas — Carmelita, Formosa, Arlinda e Queiliane — que transformam seu quintal em um espaço de acolhimento, cura e afeto, evocando memórias de mães e avós por meio das benzedeiras, bordadeiras e doceiras. Com uma encenação delicada e poética, a peça aborda temas como amizade, espiritualidade e esperança.

Para a deputada estadual Divaneide, Candeia é um exemplo do poder transformador da arte
“A cultura popular é um dos maiores patrimônios do nosso povo. Essa peça valoriza a sabedoria das nossas mulheres, das nossas avós, e mantém viva a tradição do cuidado, da fé e da resistência. Apoiar um projeto como esse é garantir que nossas raízes continuem a florescer”, disse a deputada

Já o deputado federal Fernando Mineiro destacou a importância do incentivo à cultura. “O teatro tem um papel essencial na preservação da nossa identidade e na formação de uma sociedade mais sensível e consciente. ‘Candeia’ resgata memórias, celebra a nossa história e nos lembra do valor das nossas tradições. Esse apoio à cultura precisa ser contínuo e fortalecido”, frisou o deputado.

Depois da estreia, Candeia segue em circulação pelo Rio Grande do Norte. A peça será apresentada hoje (4) em Acari, no Povoado Gargalheiras, e nos dias seguintes em Natal, na Vila de Ponta Negra e no bairro Nossa Senhora da Apresentação. Uma segunda etapa da turnê levará o espetáculo a municípios como Macaíba, São Gonçalo e Canguaretama, com datas a serem anunciadas nas redes sociais do grupo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *