É mãe de Gabriela, Maria Rita (in memoriam), José e Mateus. Filha de trabalhadores rurais, nascida em Pedro Avelino, a deputada Divaneide Basílio vive em Natal desde os quatro anos de idade.

Em 2022 foi eleita deputada estadual, com 52.117 votos, sendo a mulher mais votada em Natal e região metropolitana e a primeira autodeclarada negra a assumir a vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Quando criança, atuava nos movimentos culturais e comunitários do Conjunto Santa Catarina e da Igreja Católica na Paróquia Santa Maria Mãe, Zona Norte de Natal, onde mora até hoje.

Na juventude, integrou a Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e a Rede de Jovens do Nordeste. Foi a primeira da família a ingressar em uma universidade pública federal, a UFRN, onde concluiu doutorado em Ciências Sociais, pesquisando a juventude rural.

Durante os anos 1990, destacou-se nas lutas pelos direitos da juventude e na Rede de Jovens do Nordeste. A partir dessa trajetória, ocupou a chefia de gabinete da Secretaria Nacional de Juventude no governo Dilma.

Em 2019 assumiu mandato de vereadora na Câmara Municipal de Natal, tornando-se a primeira vereadora negra da capital potiguar. Nas eleições seguintes, em 2020, foi a mulher mais votada da cidade, com 5.966 votos.

Neste primeiro mandato enquanto deputada estadual, apresentou mais de 90 projetos, destacando-se a aprovação de projetos de combate à misoginia, proteção à população LGBTQIA +, combate à violência política e ao racismo, além de projetos de proteção ambiental e soberania alimentar.