A criação da Fototeca Potiguar e sua importância para a memória do estado serão debatidas em uma audiência pública promovida pela Deputada Estadual Divaneide Basílio e pelo Deputado Federal Fernando Mineiro nesta quinta-feira, 06, às 14h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
A atividade vai contar com a participação de vários coletivos e profissionais do audiovisual do RN e tem como um dos objetivos a definição de estratégias de implementação da Fototeca, cuja criação foi instituída através de Lei aprovada no final de novembro na Assembleia Legislativa.
Segundo a deputada Divaneide Basílio, propositora da audiência e autora da lei da Fototeca, “essa audiência é mais um passo na materialização dessa política que surgiu da demanda de diversos coletivos que procuraram nosso mandato no sentido de transformar essa luta histórica em uma ação concreta”, conta a parlamentar.
Já o Deputado Federal Fernando Mineiro, parceiro da proposição, ressaltou que a Fototeca “será um espaço de preservação, pesquisa e documentação das transformações do estado, que vai fortalecer e valorizar nossa história”.
O projeto de lei que cria a Fototeca Potiguar propõe a catalogação de imagens de fotógrafas e fotógrafos do Rio Grande do Norte, permitindo a acessibilidade ao acervo aliada à valorização, difusão da memória, história e identidade cultural do nosso estado. Para sua viabilização, o Poder Executivo poderá celebrar convênios com órgãos públicos federais e municipais e com entidades da sociedade civil sem fins lucrativos.
A proposta é que a Fototeca faça parcerias com instituições educacionais, culturais e científicas, tanto estaduais quanto nacionais, para realização de exposições, palestras, workshops e atividades educativas, ampliando o alcance e a troca de conhecimentos sobre a cultura e história do Rio Grande do Norte.