Comunidade de Diogo Lopes, em Macau, é um dos destinos mapeados pelo projeto.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte será palco, nesta quinta-feira (15), às 14h, de uma audiência pública para debater o Turismo de Base Comunitária (TBC) no estado. A iniciativa é da deputada estadual Divaneide Basílio em parceria com o deputado federal Fernando Mineiro. A deputada também é autora do Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Turismo de Base Comunitária no RN.

O evento contará com a participação de moradores de comunidades tradicionais, especialistas, representantes do setor turístico e autoridades públicas, além da sociedade civil interessada em discutir formas sustentáveis e inclusivas de promover o turismo no estado.

“Acreditamos em um modelo de turismo que coloca as pessoas no centro, que respeita os modos de vida tradicionais e promove a inclusão socioeconômica das comunidades. O Turismo de Base Comunitária não é apenas uma alternativa viável: é um caminho necessário para um desenvolvimento sustentável, justo e enraizado nas potencialidades do nosso povo”, destacou a deputada Divaneide Basílio.

O Turismo de Base Comunitária é uma modalidade que valoriza o bem viver, o comércio justo e a economia solidária, tendo como protagonistas as próprias comunidades — seja no campo, na cidade, nas florestas ou nas águas. A proposta busca garantir a geração de renda, o fortalecimento da identidade local e a preservação do patrimônio cultural e ambiental, com foco no desenvolvimento regional e na emancipação das populações envolvidas.

Para o deputado federal Fernando Mineiro, o Turismo de Base Comunitária tem um papel estratégico na dinamização da economia local. “Essa é uma ferramenta poderosa de fortalecimento das iniciativas locais e da economia solidária, porque parte das experiências e do protagonismo das comunidades. Através do meu mandato, destinei emenda parlamentar de R$ 500 mil para promoção e divulgação do turismo responsável e de base comunitária no Rio Grande do Norte, ajudando a movimentar a cultura e gerar renda de forma cooperada e sustentável”, afirma Mineiro.

A deputada Divaneide reforça ainda que práticas como trilhas guiadas por moradores, hospedagens familiares, oficinas de artesanato, vivências culturais e gastronomia típica já são realidade em diversas regiões do estado e representam uma forma de turismo mais humana, transformadora e conectada com os territórios.

A audiência pública é aberta ao público e será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do legislativo estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *